![]() |
Romeiros e Romeiras de Bertolínia na 14ª Romaria da Terra |
A cidade de Paulistana no sul do estado, pertencente à diocese de Picos, sediou a décima quarta edição da Romaria da Terra e da Água do Piauí. Sob o olhar e as bênçãos de Nossa Senhora dos humildes, padroeira da cidade, agentes de pastorais, grupos e movimentos da Igreja das oito dioceses do Regional Nordeste IV tiveram a oportunidade de se unir em oração e engajamento na luta por direitos e melhores condições de vida, sobretudo no semiárido piauiense.
Após a acolhida dos romeiros que se deu logo na entrada da cidade, a tarde do dia 14 de julho foi dedicada às apresentações e discussões de cinco diferentes temas em seminários temáticos propostos pela coordenação do evento.
Após a conclusão dos seminários, na noite do mesmo dia, as propostas levantadas com as discussões foram levadas para a plenária aberta e apresentadas a todos os grupos reunidos na praça da igreja matriz. O momento seguiu com apresentações artísticas e a presença do cantor cearence Zé Vicente, famoso por compor letras de músicas que abordam as lutas e alegrias do povo nordestino.
No domingo, 15, após a caminhada que iniciou no Morro dos Humildes às cinco da manhã, os romeiros seguiram pelas principais ruas da cidade até a praça da Igreja Matriz, onde foi celebrada a santa missa com a presença do clero diocesano e dos bispos de todas as dioceses do Piauí.
Após a celebração eucarística, Dom Plínio Luz fez a entrega de troféus aos bispos, que representavam o mapa do Piauí, como lembrança desta Romaria. Em seguida, apresentou aos romeiros a cruz de madeira construída como símbolo do evento, que irá peregrinar por todas a futuras edições. Ao final, foi divulgado que a diocese de Parnaíba irá sediar a próxima edição da Romaria da Terra e da Água em 2020.
O bispo de Parnaíba, Dom Juarez Souza falou da expectativa com a qual acolhe a responsabilidade de acolher os romeiros na próxima Romaria. “Assumimos de coração e recebemos com muita alegria. A juventude foi chamada de protagonista da cultura do cuidado, por isso confiamos à nossa juventude a responsabilidade por conduzir e preparar esse momento, e esperamos em Deus trabalhar como diocese anfitriã somando forças no nosso regional. Que Nossa Senhora nos conduza nessa caminhada!”, concluiu.
Foi ótimo amei 👏
ResponderExcluir