quinta-feira, 28 de março de 2019

Retiro Quaresmal 2019

Realizamos neste ultimo domingo (24) nosso Retiro Quaresmal 2019, na Comunidade São Sebastião - Maliças - com a  presença do Pe. Aldemar Lima da Paróquia São Raimundo Nonato (B. Irapuá I - Floriano), foi uma manha especial cujo tema girou entorno do chamado ao serviço a exemplo de Jesus Cristo, encerrada com um saborosos almoço. 
Confira as fotos.












II Semana Paroquial de Catequese 2019

A Pastoral para Catequese da Paróquia de Bertolínia, encerrou neste ultimo domingo (24) a II Semana Paroquial de Catequese.Entre os dias 17 e 22 todos os dias das 19h ás 21h os Catequistas se reuniam no Salão Paroquial para um formação cada dia com um tema e um monitor diferente. No Sábado (23) realizaram uma confraternização a Chácara Nossa Senhora Aparecida e culminaram a semana com a Santa Missa no Domingo (24).
Confira as fotos.























sábado, 16 de março de 2019

Projeto: Roda de Conversa (Campanha da Fraternidade 2019 nas Escola)

Uma das propostas para vivência da Campanha da Fraternidade 2019 em nossa Paróquia, é levar o tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS para rodas de conversas entre alunos, professores e membros da sociedade nas escolas de nosso município.
A primeira escola a receber esse projeto foi a Unidade Escolar Florisa Silva no dia 13 de Março, com alunos do Ensino Médio diurno - escola simbolo da educação em Bertolínia - Dificilmente encontraremos hoje profissionais que não estudaram nesta escola. 
Com uma acolhida calorosa do Diretor da referida escola, o Prof. Valmir Sousa e do Coordenador Prof. Marcelo Santos demos inicio a abordagem do tema com a presença das Profªs Vanessa Mota e Narcisa Fonseca, do Profº Maurício Carvalho, Bacharel e Licenciado em Filosofia, da Assistente Social Joára Azevedo, do Advogado e procurador do Município Dr. Max Weslen Veloso, ambos catequistas da Paróquia e do Profº Ándelmo Veloso, coordenador Paroquial de Pastoral.
A roda de conversa girou entorno da aplicação de politicas públicas dentro da nossa cidade com o objetivo de estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.  

Confira as fotos;













segunda-feira, 11 de março de 2019

Programação da II Semana Paroquial de Catequese 2019


A Comissão Paroquial de Animação Bíblico-Catequética, oferece aos Catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida a vivência da II Semana Paroquial de Catequese, realizada anualmente com o objetivo de formar novos catequistas e atualizar aqueles que já estão na missão. 
Pedimos a todos que rezem por nosso Catequistas para seus "Cântaros" como o da mulher Samaritana, voltem cheio da "Água Viva" para jorrar para nossos corações. 

PROGRAMAÇÃO
II Semana Paroquial de Catequese
17 a 24 de Março de 2019

Domingo – 17/03/2019 
19h - Santa Missa de Abertura da II Semana Paroquial de Catequese (Igreja Matriz)
Necessária a participação de todos os catequistas.

Segunda-feira - 18/03/2019 
Tema: Método é caminho/Método na Catequese
Assessoria: Pe. Adalberto Santos (Coordenador Diocesano de Catequese)   
Texto bíblico: Mc 4, 1 - 20
Resp. pela partilha do lanche: Max, Ariádne, Kaylane, Érica, Daira e Graça.
Dinâmica – Larissa Oliveira

Terça-feira - 19/03/2019
Tema: Modelos de Catequese na história
Assessoria: Prof. Nilton Carlos 
Texto bíblico: Lc 19, 1 -10
Resp. pela partilha do lanche: Larissa, Gilvan, Camila, Ednalva e Antônio Filho.
Dinâmica – Joára Azevedo

Quarta-feira - 20/03/2019
Tema: O Método (Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar) /Metodologia de Jesus
Assessoria: Prof. Marcelo Santos   
Texto bíblico: Lc 24, 13 - 35
Resp. pela partilha do lanche: Raimunda Rodrigues, Andréa, Ana, Adriana e Paulinha.  
Dinâmica – Mayla Lorena

Quinta-feira - 21/03/2019
Tema: Planejamento Catequético/O grupo de Catequese
Assessoria: Catequistas Edileide e Clauciene (Paróquia S. João Batista – Sebastião Leal)
Texto bíblico: Lc 14, 25 - 34
Resp. pela partilha do lanche: Itauanna, Andelmo, Joára, Laís, Aleiane e Evancilde.
Dinâmica – Ítalo Henrique
   
Sexta-feira - 22/03/2019
Tema: Recursos pedagógicos/A linguagem dos Símbolos
Assessoria: Prof.ª  Rosivânia Carvalho
Texto bíblico: Mc 14, 16 - 20
Resp. pela partilha do lanche: Mayla, Ítalo, Nayane, Amanda e Raimunda Pereira.
Dinâmica – Raimunda

Sábado - 23/03/2019 
Lazer e confraternização (Chácara Nossa Senhora Aparecida)

Domingo - 24/03/2019
7h – Saída para o Retiro Espiritual (Maliças) – Pregador: Pe. Aldemar Lima (Floriano)
19h – Santa Missa de encerramento e Envio dos Catequistas para missão (Igreja Matriz) 

sexta-feira, 8 de março de 2019

Escola de Samba encena o diabo "vencendo" Jesus.

No desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, na madrugada do domingo, 3 de fevereiro, em São Paulo, a comissão de frete trazia uma encenação na qual Jesus era vencido por Satanás, em uma “batalha do bem contra o mal”.
A escola de samba paulista reeditou o samba-enredo de 1994, “A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente”, sobre a história do tabaco.
Ao trazer a descrição do desfile da escola de samba, o site ‘Carnavalesco’ explica que a comissão de frente da Gaviões conta “sobre uma lenda árabe” sobre o surgimento do tabaco, relacionada a Santo Antão.
Esse santo “teria abdicado sua vida toda a percorrer a África levando a mensagem de Cristo, ele acreditava nesse conceito cristão. Já adulto encontrou uma serpente, maltratada, judiada, com sede, descamando, e a acolheu. Quando ela se restabeleceu, a serpente picou o braço desse santo, traiu a confiança dele. O santo assustado pela picada, jogou a cobra longe e chupou o veneno da cobra na mordida. No local que ele cuspiu esse veneno, surgiu um pé de tabaco”, descreve o site.
Diante disso, comentaristas do desfile afirmaram que o personagem da comissão de frente vestido com um tecido em volta do quadril, usando uma coroa de espinhos e com marcas de flagelação era o santo e não Jesus Cristo.
Entretanto, durante a transmissão da Rede Globo, logo após o desfile, os comentaristas receberam no estúdio integrantes da comissão e o coreógrafo, quando foi feita a correção de que o personagem em questão não era o Santo Antão, mas sim Jesus Cristo.
“O foco era chocar. Essa comissão de frente foi incrível e alcançou nosso objetivo, que era mexer com essa polêmica de Jesus e o diabo, com a fé de cada um”, afirmou o coreógrafo Edgar Junior.
O fato logo levou à repercussões nas redes sociais, com muitos cristãos lamentando esta encenação.
“Gaviões da Fiel encenou o diabo batendo e vencendo Jesus Cristo logo na comissão de frente. Comentaristas da Globo alegaram ser Santo Antão do Deserto, o místico do norte da África. Balela. O dançarino portava até uma coroa de espinhos”, comentou ensaísta, tradutor e intelectual católico Bernardo Pires Küster, ao lamentar que “o sonho da carne é vencer o Santo mesmo”.
Por sua vez, Padre Augusto Bezerra, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, escreveu em sua página de Facebook: “Quem produziu e encenou a vitória de Satanás sobre Jesus no sambódromo terminou de ver a série antes da última temporada. Vou dar o spoiler: o Maldito Cão caiu no lagar de fogo e foi pisado pelo Cordeiro Imolado Ressuscitado junto com seus anjos e os homens que se rebelaram contra Deus”.
Sem citar diretamente o desfile da escola de samba, Padre José Eduardo, da Diocese de Osasco (SP), também comentou em suas redes sociais: “A zombaria é o anestésico pelo qual o diabo dessensibiliza a alma para a sua própria desgraça”.
O que você acha? Deixe seu comentário!
INFORMAÇÕES: Site acidigital

Retiro Quaresmal 2019


Estamos vivendo o tempo sagrado da Quaresma, de preparação para a Páscoa, a maior festa do cristianismo. Esse tempo litúrgico, que se constitui numa grande graça de Deus, convida-nos à conversão, à mudança de mentalidade e de atitudes, a fim de que possamos celebrar dignamente os mistérios da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos. Na agitação do dia-a-dia, somos convidados ao silêncio, para ouvir a voz de Deus; diante da violência, da agressividade, somos chamados à misericórdia e ao perdão; em meio aos apelos do poder, do prazer, das riquezas, somos convidados à humildade, à sobriedade, ao desapego; vivendo numa sociedade individualista, somos chamados à partilha, à fraternidade.

Pensando em proporcionar um momento para reflexão e retiro a Coordenação Paroquial de Pastoral com nosso Pároco Pe. Jairo preparou um momento de Retiro Espiritual com a presença de Pe. Adelmar Lima (Paróquia São Raimundo Nonato - Floriano). 

Participe!


II Semana Paroquial de Catequese


Em vista da formação permanente de nossos Catequistas, nossa paróquia a 2 anos realiza uma semana de formação, neste ano o foco será a Iniciação a Vida Cristã e catequese com estilo catecumenal. 
Aguardem as fotos. 



segunda-feira, 4 de março de 2019

Outubro 2019 - Mês Missionário Extraordinário


Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illudde seu predecessor o Papa Bento XV. Neste mesmo dia o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comité supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como, associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.
Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês que está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (Reunião do Comitê diretivo do CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).
O compromisso com a conversão pessoal, comunitária e pastoral a Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e vivo em sua Igreja, renovará o ardor e paixão por testemunhar ao mundo, através da proclamação e da experiência cristã, o Evangelho da vida e da alegria pascal (Lc 24, 46-49).

Processo de preparação (de outubro de 2018 a outubro 2019)
“Podemos nos preparar convenientemente para o Mês Missionário Extraordinário (MME) já através do mês missionário de outubro de 2018, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que “é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).
A ideia central neste processo de preparação para o MME é inserir dentro da programação ordinária e habitual das Igrejas locais, a temática e o espírito do mês missionário, visando a conversão pastoral missionária. Será uma ocasião para despertar, animar e não cansar as comunidades.
O grupo de trabalho nomeado pela presidência da CNBB pensou propostas para as Comissões Episcopais Pastorais e organismos de comunhão e participação. Assim, o projeto para o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa terá grande relevância eclesial para todos os sujeitos da missão. Além das Comissões Episcopais, a proposta servirá para todos os organismos de Comunhão e Participação (CNBB, CNP, CND, CRB, CNIS, CNLB, POM, CCM, CIMI, CPO, CPT, CÁRITAS, OSIB e outros organismos).
As cartas de motivação e convocação do papa Francisco e do Cardeal Filoni para o Mês Missionário Extraordinário indicam seis dimensões:
1. Encontro:
Destacar a centralidade da pessoa e missão de Jesus Cristo. A missão nasce do encontro com Jesus que dá novo horizonte a vida (Doc. Ap 29). O encontro com Jesus Cristo vivo em sua Igreja é pessoal: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.

2. Testemunho e vivências:
Valorizar os padroeiros da missão, Santa Terezinha e São Francisco Xavier e o testemunho dos santos e santas, mártires da missão e confessores da fé, expressão das Igrejas dispersas em todo o mundo.

3. Formativa:
Reflexão bíblica teológica sobre a identidade missionária de todo povo de Deus, a partir da temática do MME e da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV. Recuperar a proposta de itinerário formativo do discípulo missionário descrito no documento de Aparecida. Recuperar a evolução histórica do conceito da missio ad gentes e elaborar fundamentação dos conceitos de missão programática e paradigmática.

4. Caridade missionária:
Atenção aos povos da Amazônia legal, com suas realidades. Promover a coleta missionária e valorizar ações concretas de compromisso com os mais pobres. Promover visitas missionárias.

5. Cooperação:
Conectar o MME com o Sínodo para Amazônia; envio ad gentes como sinal de acolhimento e fortalecimento das motivações do MME; através de um aplicativo, criar banco de dados dos missionários. Dar maior visibilidade e impulsionar os projetos Igrejas irmãs e Ad Gentes e as diversas experiências missionárias, destacando o testemunho de missionários (as) que atuam dentro e fora do Brasil.

6. Celebrativa:
Propostas: Abertura nacional do MME no dia 1/10/19 no santuário nacional de Aparecida e em cada Igreja Particular; valorizar o Dia Mundial Missões com a vigília que antecede no dia 19/10/19; propor aos folhetos litúrgicos a oração dos fiéis e a oração missionária; incentivar a novena e terço missionário; propor ligação com os meses temáticos (mariano, vocacional, semana da família e bíblia), valorizar a temática do MME nos retiros dos padres, dos consagrados(as) e seminaristas; inserir a temática do MME na novena dos padroeiros.

Propostas para o Mês Missionário Extraordinário em todos os níveis:
Internacional:
1. Carta do Papa ao Cardeal Filoni.
2. Cartas do Cardeal Filoni aos bispos, Congregações, movimentos, novas comunidades, associações de leigos/as
3. Produção de subsídio com reflexões bíblica, teológica e testemunhos missionários.
4. Sínodo para Amazônia.
5. Centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de Bento XV

Americano:
As propostas serão discutidas em fevereiro de 2019, na reunião dos diretores das POM com os bispos referenciais da missão, dos 23 países das Américas.

Nacional:
1. Lançamento do MME no CONSEP: 17-18 de setembro de 2019.
2. Abertura do MME, no dia 01/10/19 ( dia de Santa Teresinha), no Santuário Nacional de Aparecida.
3. Formações e cursos missionários do CCM (Centro Cultural Missionário) alinhados com a temática do MME e as contribuições da Maximum Illud.
4. Encontro Nacional da Missão Ad Gentes: 31 de março – 02 de abril de 2019; no CCM.
5. Romaria ao Santuário Nacional: 20/10/19 e vigília em Aparecida, estendida a todas Igrejas particulares e santuários do Brasil (19/10/19).
6. Incentivar a coleta no Dia Mundial das Missões.
7. Promover as Pontifícias Obras Missionárias, em todos os níveis.
8. Seminário de Missiologia, no CCM, 10 a 14 de junho de 2019.
9. Dar maior visibilidade aos projetos missionários ad gentes e Igrejas Irmãs.
10. Congresso Missionário Nacional de Seminaristas: 11-14 de julho de 2019. Promovido pelas POM em comunhão com a Comissão dos Ministérios Ordenados e a OSIB.
11. Produção de materiais missionários.
12. Jornada Nacional da IAM, em maio de 2019, com a temática do MME.
13. Mensagem às comunidades de vida contemplativa monástica e de clausura.
14. Promover a oração pelas missões em todos os níveis.
15. Na 57º AG da CNBB entregar a cruz missionária e bandeira do logo do MME para todos os presidentes dos Regionais e bispos referenciais da missão.

Regional:
1. Fortalecimento dos COMIREs.
2. Tratar a temática nas Assembleias dos COMIREs.

Dioceses:
1. Abertura do MME (01/10/19), no Santuário diocesano ou catedral.
2. DNJ 2019 contemplando a temática do MME.
3. Envio de missionários, através dos projetos Ad Gentes e Igrejas Irmãs na vigília missionária.
4. Pastoral juvenil realizar atividade pública de anúncio do Evangelho.
5. Nas novenas dos santuários diocesanos contemplar a temática do MME.
6. Promover a oração pelas missões.
7. Fortalecimento e criação dos COMIDIs.

Paróquias:
1. Abertura do MME e lançamento do material da Campanha Missionária.
2. Vigília 19/10/19, visitas missionárias e coleta no Dia Mundial das Missões (20/10).
3. Promover a novena missionária e testemunhos do DVD da Campanha Missionária.
4. Oração pelas missões e intensificar as visitas missionárias.
5. Inserir na novena dos padroeiros a temática do MME.
6. Fortalecimento e criação de COMIPAs.


FONTE: SITE DA CNBB